quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Molho ao pesto..

Originário de Genova, no norte da Itália, o pesto é certamente um dos mais saborosos e aromáticos molhos dessa culinária tão apreciada pelos brasileiros. “Pestare”, em italiano, quer dizer esmagar, e daí a origem do nome.






A história do pesto começa, praticamente, junto com a história do manjericão, ingrediente principal do molho, que os italianos chamam de basílico. Escritores da Roma antiga, bem como da Idade Média, já mencionavam esse vegetal em seus escritos. Há, inclusive, um tratado intitulado: "O Basílico e o uso do mesmo", escrito por Salvatore Massonio, que data de1627.

molho ao pesto teve origem em Gênova, na região da Ligúria, norte da Itália. Utilizado como acompanhamento de saladas e massas, além de ser saboroso e requintado, é um dos mais simples de ser preparado. Embora existam variações, o molho é composto de folhas de manjericão, azeite, alho e sal.







Se mantido na geladeira, ele pode ser conservado por cerca de quinze dias. Atualmente, podemos dizer que esse é um prato mundial e facilmente encontrado em restaurantes de diversos lugares do mundo. 



-segundo o chef  Nivaldo do senac pelourinho Salvador Ba, escola de culinaria q eu estudo, esse molho é a maior tendência da culinária contemporânea mundial.




fonte:http://www.cpt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário